| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

depressão

Page history last edited by PBworks 16 years, 11 months ago

__DEPRESSÃO: O QUE É?__

 

A instabilidade e agitação da vida moderna, imbuída de estressores, por vezes trazem consigo sentimentos de desânimo e impotência diante de um cenário cada vez mais exigente. Desta maneira, a falta de tempo para executar as tarefas comuns da vida diária, a dificuldade em conciliar horário para lazer, trabalho e cuidados com a saúde, ou mesmo com a estética corporal, podem causar sentimentos ruins de tristeza que costumam até ser confundidos com a depressão, trazendo assim uma certa preocupação.

Calcula-se que 30% da população do mundo ocidental sofre de períodos de depressão por excesso de pressão e que muitos mais sofrem de ansiedade relacionada com o stress.

A depressão é uma doença como outra qualquer que exige tratamento e esta palavra é usada para descrever nossos sentimentos, é uma doença afetiva. A depressão pode ser considerada a "doença da alma", "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

A depressão de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa,afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido. Não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida. os sentimentos depressivos vem do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.

A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar desta forma, continua muito deprimido. Estes sentimentos fogem do seu controle.

Antes de continuar minhas colocações, gostaria de dizer que escolhi este assunto para desenvolver o meu PA, porque sou uma pessoa depressiva e por isso sempre gostei de ler muito sobre o assunto para tentar ajudar-me e procurar entender o que acontece com as pessoas depressivas. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam as tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente.

Muitas pessoas estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. os amigos que agem desta forma fazem mais mal do que bem. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.

O quadro da depressão varia de acordo com a personalidade da pessoa deprimida. Há pessoas que ficam caladas diante de suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns tem aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.

Na depressão típica falta energia para tolerar conviver com nosso próximo, falta tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, falata ânimo para resolver problemas da vida, falta otimismo para acreditar que as coisas estão bem.

Trata-se de um quadro emocional de indisposição, insegurança, angústia, tristeza, apatia, desânimo, etc... muitas vezes, sem motivo aparente.

 

Quero registrar aqui meu depoimento pessoal sobre a depressão: como descobri a doença, os sintomas, o tratamento que faço e como estou hoje.

 

voltar ao início da página

próxima página

voltar

página inicial

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.